(11) 2091.7524 / 2092.5558 / 98234.9188

MÉTODO PADOVAN
Breve histórico
Na década de 70 a fonoaudióloga Beatriz Padovan elaborou uma abordagem terapêutica baseada em estudos de Temple Fay e Rudolf Steiner. Desde então, este método tem sido utilizado no Brasil e no exterior.

Reorganização Neurofuncional

Tem como ponto de partida o conceito de maturação neurológica do indivíduo para atuar a partir da causa do problema, e não apenas com os sintomas apresentados. Trabalhando a maturação do ANDAR (desenvolvimento motor), atingimos consequentemente o FALAR, que também é trabalhado com exercícios para a reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). Ajudando o indivíduo a melhor expressar seus sentimentos e emoções-equilíbrio psico-emocional trabalhamos o PENSAR, abrangendo também áreas específicas da percepção auditiva e visual (atenção, memória, discriminação, análise-síntese) e processos do desenvolvimento da fala, linguagem espontânea (fluência e rítmo) e da leitura/escrita.

Indicações

  • Fala e linguagem (dicção, distúrbio articulatório, gagueira, atraso no desenvolvimento de fala, afasia).
  • Distúrbios de aprendizagem (déficit de atenção / concentração, dislexia, dificuldade em leitura/escrita, hiperatividade).
  • Motricidade oral (respiração oral, deglutição atípica, disfagia, dificuldade em mastigação, sucção, maus hábitos orais e estética facial).
  • Distúrbios neuro-motores .
  • Síndromes (acidente vascular encefálico, encefalopatia não evolutiva = Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Parkinson, Azheimer, Autismo e outros).
  • Distúrbios da Audição (perda auditiva, alteração de processamento auditivo e alteração vestibular = "labirintite").