O que é isso?
É um conjunto de habilidades específicas das quais o indivíduo depende para compreender e interpretar o que ouve. Desordem do Processamento Auditivo é um distúrbio da audição, no qual há uma dificuldade da habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros.
ATENÇÃO: Desordem de processamento auditivo é diferente de surdez.
Quais as queixas mais frequentes ?
- "Ouço, mas não entendo".
- "Ele só ouve quando quer".
- "É desatento".
- "Fala errado".
- "Vai mal na escola".
O que fazer?
Diante de uma suspeita de alteração no Processamento Auditivo procure um FONOAUDIÓLOGO(A) para realizar a avaliação das habilidades auditivas. E se for confirmada a alteração a conduta pode ser terapêutica e/ou treinamento auditivo em cabine.
Orientações
- Procurar diminuir o ruído do local de trabalho, casa ou escola.
- Posicionamento preferencial em sala de aula ou local de trabalho, longe de portas e janelas a fim de reduzir o ruído externo, favorecendo a atenção.
- Para ter ganho de atenção é importante verificar se o indivíduo está olhando para você antes de começar a falar, se ele não estiver olhando, chame-o pelo nome ou toque-o levemente, antes de iniciar a fala.
- Avaliação da compreensão-periodicamente o professor deve fazer perguntas ao aluno, relativas à matéria em discussão para avaliar a compreensão.
- Confirmar a compreensão antes de trocar de assunto, questione-o para garantir a compreensão.
- Encorajar a participação em atividades diversas.
- Utilizar uma linguagem rica em entonação.
- Falar mais pausadamente.
- Ao repetir uma informação, deve-se falar com clareza e, se possível, usar recursos visuais para melhorar sua compreensão, pois facilita a associação de idéias.
- Nas lições de casa, checar se fez as anotações corretas do proposto e, se possível, passá-las por escrito.
- Ouvir músicas ou estórias e checar sua compreensão.
- Organizar anotações, em agenda.